sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Modelos de atividades: estrutura do sintagma nominal em português e em Libras


Quando fui pesquisar acerca de como trabalhar a gramática de Língua Portuguesa com alunos surdos, me deparei com um material que pode, tranquilamente, ser utilizado com alunos surdos também. Para esse post, usei modelos de atividades voltadas para exercitar a estrutura do sintagma nominal em português e em Libras elaboradas Salles et al (2004)* e foram extraídos de forma a servir como modelo, ou seja, você pode usar os mesmos exercícios com textos diferentes, textos de interesse do seu público, conforme idade e desenvolvimento como um todo. 

Porém, antes das atividades, você pode dar uma olhadinha nesse vídeo 1, em que Ronice Quadros, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, uma das principais autoras que embasou a minha dissertação, nos dá uma aula em Língua Portuguesa acerca de alguns pontos já mencionados em posts anteriores, mas que muito nos ajudarão a compreender, ainda mais, como se dá a estrutura gramatical em Libras. Nesse vídeo, ela, de forma bem didática, nos explica como se dão a formação de palavras em Libras, a marcação do plural e da adjetivação,e a concordância de verbos. O vídeo não é sinalizado. É para nós, professora e professoras, que estamos em busca dessa formação, a fim de melhor pensarmos nossas aulas de Língua Portuguesa em classes inclusivas.





Agora, depois dessa aula, é hora de voltarmos nossa atenção para essa parte da gramática que trata dos sintagmas nominais e aproveitarmos esses modelos sugeridos por Salles et al (2004). A referência do livro onde você pode encontrar esse material está no final de desse post.

Atividades sobre estrutura do Sintagma Nominal em Português.


Leia o texto abaixo (todo diálogo deve ser dramatizado em Libras):





Abaixo, Salles et al (2004) nos ajudam a compreender os enunciados acima:



Na foto abaixo, temos a explicação de casos em que os artigos são usados como definidos e indefinidos. E, em seguida, um exercício para trabalhar esse conteúdo:


Com o modelo de atividade abaixo, que deve, creio, ser adequado à realidade das nossas salas de aula, além de trabalharmos situações do nosso dia a dia, em que tais placas podem estar expostas, podemos aproveitar para trabalharmos vocabulário e simular situações em que os alunos precisam se comportar de acordo com as regras de determinados lugares, como bibliotecas, hospitais, trânsito etc.  Além da formação de sintagmas nominais como propõe o post. Lembrando que essas ideias não são sugeridas por Salles et al, mas tenho certeza de que pode dar muito certo na sua sala. Veja a atividade proposta por Salles et al:



Aproveitando o tema do diálogo dramatizado sobre uso do cigarro, Salles et al (2004) nos trazem outro texto que aborda as consequências do seu uso para nosso organismo. Sobre a leitura desse texto em si, eu, enquanto professora, faria a sua leitura contando não apenas com a intérprete de Libras, mas, usaria slides com imagens que pudessem ilustrar cada situação apresentada, facilitando entendimento de surdos e ouvintes.
Para se trabalhar esse texto, são propostas atividades que tratam do sentido genérico e específico de palavras e ou expressões. Isso ajudará na compreensão da formação de sintagmas com o uso de locuções adjetivas, por exemplo, o que será explicado entre um exercício e outro por Salles et al. Seguem os modelos:






Tenham um bom proveito e não deixem de dividir conosco atividades que vocês costumam usar e que dá super certo. 



*SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima [et at]. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília\; MEC, SEESP, 2004

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