Logo abaixo, você vai ter acesso aos meus roteiros de aula, os quais usei na minha Sequência Didática, como parte da minha pesquisa de mestrado. Espero que seja útil para você também. É uma SD que tem como objetivo principal desenvolver a escrita de alunos surdos e ouvintes a partir de um trabalho com o gênero textual autobiografia. Também deixo à disposição seis roteiros que usei durante o Atendimento Educacional Especializado e alguns materiais que fizeram parte da minha sequência. Mas, atenção, tudo foi criado a partir das minhas demandas, da realidade que encontrei na sala de aula. Você vai adaptar esse material de acordo com as suas necessidades. Bom trabalho e lembremos de que todo trabalho com SD tem início com uma atividade inicial. Eu usei esta que segue:
Atividade Diagnóstica:
Produção de Autobiografia
Produza um
texto sobre você mesmo. Você é a personagem principal, mas inclua
também as pessoas que fazem parte da sua história de vida (seus pais, irmãos,
avós, tios, primos, amigos).
Conte
os acontecimentos que marcaram sua vida, as experiências boas e ruins, as
aprendizagens. Não esqueça de deixar claro quando e onde essas coisas
aconteceram. Fique à vontade para explicar em como foram ou são as experiências
que você descreve e as circunstâncias, os motivos, as razões, enfim, tudo que
envolve a história de uma pessoa tão importante como você.
-
Planejamento dos encontros no Atendimento Educacional Especializado
Plano
1: Encontros 1 e 2
Sala
de Recursos Multifuncionais
Turno
Matutino
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
Datas:
Tempo: 100 minutos
Conteúdo: Léxico sobre
infância e família
Objetivos:
·
Elaborar uma tabela com termos relacionados à
infância do aluno em Língua Portuguesa, a qual será consultada na reescrita
do texto autobiográfico feito em classe;
· Oportunizar a reescrita do texto autobiográfico
feita na sala de aula comum.
Procedimentos
metodológicos:
· Desenvolver toda a atividade de forma coletiva
direcionando os alunos com surdez para o trabalho colaborativo;
· Apresentar a proposta de estudo em seis encontros
na Sala de Recursos Multifuncionais, explicitando que não cabe ao professor
da sala comum esse tipo de trabalho;
· Desenhar tabela na lousa com a temática Infância
e Família a fim de ser preenchida com vocabulário em LP;
· Relacionar as palavras (nomes) apresentadas com
ações e sentimentos relacionados.
Recursos
necessários:
·
Quadro branco;
·
Piloto para quadro branco;
·
Modelo da tabela temática;
·
Caderno de registros para a escrita.
Avaliação:
O
nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação
do nosso encontro, bem como a própria reescrita. A exposição sinalizada do
aluno servirá de embasamento para avaliar o grau de entendimento acerca do
assunto.
MODELO DA TABELA A SER REGISTRADO NO QUADRO
BRANCO
|
Plano
2: Encontros 3 e 4
Sala
de Recursos Multifuncionais
Turno
Matutino
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
Data:
Tempo: 100 minutos
Conteúdo: Léxico sobre
adolescência; Apresentação de Verbos no Pretérito Perfeito e as Pessoas do
Verbo.
.
Objetivos:
· Elaborar uma tabela com termos relacionados à
adolescência do aluno em Língua Portuguesa, visando às escritas na sala
comum;
· A partir das ações relacionadas na tabela,
apresentar alguns verbos no pretérito perfeito, estabelecendo um paralelo com
seu uso na língua de sinais.
· Oportunizar o preenchimento do “Questionário do
Aluno” iniciado na sala de aula.
Procedimentos
metodológicos:
· Desenvolver toda a atividade de forma coletiva direcionando os alunos com surdez para o trabalho colaborativo; · Desenhar tabela na lousa com a temática Adolescência a fim de ser preenchida com vocabulário em LP. · Relacionar as palavras (nomes) apresentadas com ações e sentimentos relacionados; · Explicar a relação entre AÇÃO e VERBOS em LP. · Propor a produção de um diálogo sinalizado entre os alunos acerca do final de semana anterior. Destacar as AÇÕES/VERBOS no pretérito, anotando na lousa esses verbos, e apresentar as terminações comuns umas às outras (as terminações de pessoa e tempo); · Rever as pessoas do verbo.
Recursos
necessários:
· Quadro branco;
· Piloto para quadro branco;
· Modelo da tabela temática;
Avaliação:
O
nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação
do nosso encontro, bem como o diálogo elaborado e sua exposição sinalizada acerca
do assunto.
MODELO DA TABELA A SER REGISTRADO NO QUADRO
BRANCO
|
Plano
3: Encontros 5 e 6
Sala
de Recursos Multifuncionais
Turno
Matutino
|
Data:
Tempo: 120 minutos
Conteúdo: Tipos de frase;
Produção escrita de uma autobiografia.
.
Objetivos:
· Apresentar tipos de frase em LIBRAS e LP, a fim
de compreendermos o uso dos pontos final, vírgula, exclamação e interrogação,
bem como a posição do Sujeito nas frases em LP.
· Produzir um texto autobiográfico.
Procedimentos
metodológicos:
·
Pedir que os alunos criem uma situação
relacionada a cinco palavras que estarão registradas na lousa: passado,
antigamente, beijo, namoro, amor. Pedir que no diálogo, façam perguntas.
·
Com a ajuda da professora do AEE, relacionar
possíveis frases interrogativas, exclamativas, afirmativas e negativas que
tenham sido citadas no diálogo.
·
Usar essas frases para diferenciar os tipos de
frases e compará-las: QUANDO SINALIZADAS (expressões corpo e face) X QUANDO
ORALIZADAS (entonação da voz) X QUANDO ESCRITAS (sinais de pontuação), a fim
de apresentar os recursos linguísticos usados pelo sujeito em cada situação;
·
Expor, a partir das frases anotadas, a diferença
entre a ordem usada em LIBRAS e em LP, enfatizando a necessidade de, na
escrita, buscar o uso da ordem direta.
·
Elaborar a produção final da autobiografia.
Recursos
necessários:
·
Quadro branco;
·
Piloto para quadro branco;
·
Caderno de registro para a produção final da
autobiografia.
Avaliação:
O
nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação
do nosso encontro, bem como o diálogo elaborado e sua exposição sinalizada
acerca do assunto. A produção final será comparada à produção final feita na
sala de aula comum, a fim de observar as diferenças existentes entre ela e
suas possíveis causas.
|
Planejamentos
da sequência didática
Plano
1: Encontro 1
|
Data:
Tempo:
50 minutos
Objetivos:
Apresentar
a proposta de intervenção e sensibilizar os alunos para a sua participação
nas atividades.
Procedimentos
metodológicos:
- Nesse primeiro encontro, convidar a turma a se levantar, de forma individualmente, ir ao
centro da sala onde uma caixa estará em cima de uma cadeira, dizer seu nome,
abrir a caixa e falar um pouco sobre a foto da personalidade que se encontra
colada no fundo da caixa. Na verdade, não se trata de uma foto, mas um
espelho. O objetivo é motivar o sujeito a falar de si, lembrar de qualidades
e defeitos seus, falar de seus gostos, alegrias, ansiedades, medos e o que
mais desejar.
·
- Ao
término da dinâmica, a professora perguntará o nome da personalidade da
caixa e todos chegarão ao seu próprio nome.
·
Em
seguida, a professora faz levantamento, de forma oral e sinalizada, de nomes de personalidades
que os alunos gostariam de conhecer. Em seguida, listar na lousa e eleger 4
para serem apresentadas na aula seguinte pela professora, que, antes de se
despedir, anunciar tarefas para a próxima aula.
Recursos
necessários:
-Materiais necessários:
-Uma caixa com espelho colado no fundo.
Tarefa para a próxima aula:
- Conversar com seus
familiares sobre a origem de seus nomes, o por quê da escolha, quem escolheu
e se eles gostam.
·
- Escolher nomes de
personalidades para trabalho sobre biografia x autobiografia.
|
Plano
2: Encontros 2 e 3
Etapa
II
|
|||||||
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Conhecer
as características do gênero textual autobiografia e apresentar as
características de um texto narrativo.
Procedimentos
metodológicos:
- A
professora apresenta os objetos e fotos trazidos pelos alunos representando
a infância, o lugar onde nasceram, o que gostavam de fazer, com que mais
brincavam.
- Em
seguida, os sujeitos participantes são convidados a contarem um pouco sobre o
que se lembram desse período de suas vidas.
-
Dividir a turma em duplas. Como só contamos com uma intérprete,
somente uma dupla ou, máximo duas, poderá ser formada por um ouvinte que não
domina libras e um surdo. Os demais, deverão se organizar entre seus pares.
Cada um terá a oportunidade de contar ao colega o que descobriu acerca da
origem de seus nomes; quem escolheu; o que significa; por que foi escolhido;
se pudesse trocar de nome, se trocaria etc
-
Aula expositiva sobre uma apresentação geral do Gênero Autobiografia:
1.o que é o gênero;
2. quem narra;
3. tipo do texto;
4. os pronomes em primeira
pessoa;
5. o tempo verbal que predomina;
e a importância dos registros dos principais acontecimentos do autor ou
autora nesse tipo de texto.
·
Segundo
Momento:
- Apresentação das fotos
das quatro personalidades escolhidas no encontro anterior, a cantora Pity, o
cantor Igor Canário, o cantor Bob Marley e o jogador de futebol Cristiano
Ronaldo.
-
Dividir a sala em grupos (desta vez, orientar que se agrupem a partir da
afinidade com a personalidade) e pedir que observem as imagens dessas pessoas
e criem, livremente, um texto oral ou sinalizada sobre a vida dessas pessoas.
Eles devem se basear no que já tenham ouvido falar ou assistido ou lido sobre
cada uma delas.
- Distribuir para cada grupo a lista abaixo com perguntas que servirão de roteiro para esta produção:
ROTEIRO
PARA ATIVIDADE COM PERSONALIDADES FAMOSAS
·
Onde nasceu?
·
Como foi sua chegada (reação dos
pais e familiares)?
·
Como era sua escola na infância?
·
Quais brinquedos mais gostava?
·
Com quais brincadeiras ocupou
sua infância?
·
Como conheceu seu primeiro
namorado ou namorada?
·
Fez universidade? Que curso? Se
não, por que será?
·
Como começou sua carreira?
·
Por que escolheu essa carreira?
·
Qual acontecimento marcou sua
vida?
·
Quais seus principais sonhos?
- Distribuir a tabela abaixo com a estrutura do texto autobiográfico:
Estrutura
do texto autobiográfico
·
Recursos
necessários:
|
Plano
3: Encontros 4 e 5
Etapa
II
|
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Reconhecer
diferenças e semelhanças quanto às características do gênero textual autobiografia
e biografia. Revisar pessoas verbais (1ª e 3ª do singular e plural)
Procedimentos
metodológicos:
·
-
Dividir a turma com os mesmos grupos da aula anterior para dar continuidade à
produção do texto sobre as personalidades famosas;
·
-
Apresentação oral e sinalizada dos textos;
· -
Pontuar na lousa as pessoas do verbo usadas e verbos usados para assinalar
tempo predominante;
· -
Solicitar a um aluno que conte algum episódio ocorrido na vida dele naquela
manhã;
·
-
Definir Narrador Personagem e Narrador Observador a partir das histórias
contadas e dos textos escritos;
· -Identificar
diferenças e semelhanças entre textos biográficos e autobiográficos;
· - Ao
término da exposição, orientar a buscarem junto aos seus familiares
informações acerca de sua infância
para a produção da primeira escrita. As informações podem ser
registradas em papel ou celular (áudio ou vídeo).
- Distribuir seguinte roteiro de perguntas
para os familiares:
1. Onde e quando nasci ?
2. Como foi a reação de meus pais e
parentes próximos quando cheguei ao mundo?
3. Algum fato marcou a nossa família no
período em que eu era muito pequeno?
4. Quais eram meus brinquedos preferidos ?
5. Com quem eu mais gostava de brincar ?
6. Qual era nossa companhia preferida ?
7. O que nos fazia mais felizes ?
8. Para os alunos com surdez: quando a
família soube que eu era surdo ?
9. Como foi a reação da família?
10. Com quantos anos fui levada pra escola
?
11. O que as pessoas comentavam ?
12. Tem mais alguém na minha família com
surdez?
13. Todos sabem libras em minha casa?e o
que isso significa para mim? (para surdos)
14. De que sinto falta do período em que
eu era pequenininho ou pequenininha?
·
Recursos
necessários:
- Datashow
- Textos produzidos pelos
alunos sobre personalidades
-
Imagens das personalidades
|
Plano
4: Encontros 6 e 7
Etapa
III
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Discutir
acerca do tema “Família e Infância” para subsidiar primeira escrita sobre si;
Estudar o protagonismo do narrador-personagem em textos autobiográficos; Dar
continuidade à apresentação de características do texto autobiográfico:
presença dos principais episódios da vida do autor, em forma cronológica, com
ênfase a determinados períodos ou acontecimentos, bem como o fato de se
tratar de um texto com marcas de implicação.
Procedimentos
metodológicos:
- Distribuir a letra da canção
de Renato Russo, Pais e Filhos:
Letra
da música Pais e Filhos (Legião Urbana)
Estátuas e cofres
E paredes pintadas Ninguém sabe o que aconteceu Ela se jogou da janela do quinto andar Nada é fácil de entender Dorme agora É só o vento lá fora Quero colo Vou fugir de casa Posso dormir aqui Com vocês? Estou com medo tive um pesadelo Só vou voltar depois das três Meu filho vai ter Nome de santo Quero o nome mais bonito Refrão É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Porque se você parar pra pensar Na verdade não há Me diz por que o céu é azul Me explica a grande fúria do mundo São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar Eu moro na rua, não tenho ninguém Eu moro em qualquer lugar Já morei em tanta casa que nem me lembro mais Eu moro com meus pais
Refrão
É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Porque se você parar pra pensar Na verdade não há Sou uma gota d'água Sou um grão de areia Você me diz que seus pais não entendem Mas você não entende seus pais Você culpa seus pais por tudo Isso é absurdo São crianças como você O que você vai ser Quando você crescer
Disponível em < http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/pais-e-filhos.html#ixzz3tlb00G>
Acesso em 12 de abril de 2016.
-Acompanhar a canção por meio de
áudio e de vídeo em sinais:
- Relacionar a letra da canção
ao tema Infância – Família e Adolescência;
- Oportunizar aos alunos que
contem à turma sobre as informações coletadas sobre si junto aos seus
familiares;
- Orientar os alunos para sua
primeira escrita sobre si. Distribuir folhas pautadas e informar que façam “A
primeira escrita onde o autor também seria narrador-personagem, contando
acontecimentos da sua infância em família e na escola. Usar pronomes pessoais
e possessivos em primeira pessoa e verbos no pretérito.”
·
-Recolher as produções para correção;
·
- Aula expositiva sobre : presença dos principais
episódios da via do autor em uma narrativa; distribuição dos fatos de forma
cronológica, com ênfase a determinados períodos ou acontecimentos; texto com marcas de
implicação, ou seja, onde o autor se mostra por meio do relato.
·
Recursos
necessários:
- Datashow
- Letra da canção de Renato
Russo, Pais e Filhos
-
Vídeo em Libras da canção de Renato Russo, Pais e Filhos: https://www.youtube.com/watch?v=l8McQ0x_Y3U
- Folhas de papel
pautado, lápis ou caneta.
|
Plano
5: Encontros 8 e 9
Etapa
III
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Discutir
com os alunos as primeiras escritas a partir dos critérios orientados e
realizar a reescrita desse texto; Exibição e discussão do filme Sou Surda e
não sabia.
Procedimentos
metodológicos:
·
- Devolver as primeiras escritas
com bilhetes norteando as reescritas;
·
- Distribuir roteiro de perguntas para acompanhar o filme:
ROTEIRO
PARA ACOMPANHAR O FILME:
1.
O que mais lhe chamou a atenção no filme? Por quê?
2.
Como os pais de Sandrine reagiram quando souberam que ela era surda?
3.
E antes dessa descoberta, como era a convivência entre eles? O que mudou?
4.
Como era o dia a dia de Sandrine na escola? Como os professores trabalhavam o
fato de Sandrine não escutar?
5.
Como você analisa a chegada de Sandrine a uma escola onde existiam outras
crianças surdas?
6.
Como você acha que Sandrine passou a se enxergar quando se descobriu surda?
7.
Como você acha que Sandrine melhor aprendia, com o oralismo ou com o uso da
Língua de Sinais? Por quê?
8.
Você, surdo ou ouvinte, de alguma forma se identificou com Sandrine? Por quê?
·
- Discutir as dificuldades
enfrentadas pela protagonista em sua infância e superação e relacionar tais
fatos a acontecimentos da vida de cada um; perceber a narrativa em primeira
pessoa e como a narradora se mostrou na narrativa (emoções, sentimentos,
reações);
·
- Realizar a primeira reescrita.
·
Recursos
necessários:
- Datashow
- Pendrive com o filme Sou Surda e não
sabia (o filme também está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PymXMyz3nSk
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.
|
Plano
7: Encontros 12 e 13
Etapa
III
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Reconhecer e demonstrar a construção de Frases e
seus tipos em Língua de Sinais e relacioná-los com a Língua Portuguesa;
Identificar sujeitos e predicados nas orações que compõem textos escritos e
sinalizados. Realizar última escrita antes da produção final.
Procedimentos
metodológicos:
- Aula expositiva sobre tipos de frases (LIBRAS X
LÍNGUA PORTUGUESA);
-Exibir vídeo em Libras – legendado em Língua
Portuguesa – sobre tipos de frases:
- Apresentar, por meio de slides, como se dá a
organização frasal em LIBRAS e em
Língua Portuguesa;
-Realizar um jogo de formação de frases.
Recursos
necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
-Folhas com palavras (diversas classes
gramaticais escritas);
- Viídeo em LIBRAS sobre tipos de frases: <https://www.youtube.com/watch?v=HRoXMPMmUsU>
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.
|
Plano
8: Encontros 14 e 15
Etapa
III
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Produzir segunda e última escrita antes da
produção final; Conhecer a proposta do Glossário Digital em Libras sobre o
Gênero Textual Autobiografia; Fazer levantamento de Palavras a serem usadas
para a gravação do Glossário.
Procedimentos
metodológicos:
- Distribuir as folhas-rascunho para a
produção da última escrita antes da produção final do texto autobiográfico;
- Recolher as escritas;
- Apresentar no datashow a proposta do Glossário
Digital em Libras;
- Dividir a turma em grupos para levantamento de
palavras e produção de frases para glossário.
Recursos
necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
-
Folhas de papel pautado, lápis ou caneta;
- Tabela sobre a estrutura do texto
autobiográfico.
|
Plano
9: Encontros 16 e 17
Etapa
IV
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivos:
Apresentar em slides o blog no qual o glossário ficará hospedado; Refletir acerca do uso
da vírgula a partir dos “erros” e “acertos” identificados na última escrita
que antecedeu a produção final. Realizar a última reescrita.
Procedimentos
metodológicos:
- Apresentar em slides o blog no qual o glossário ficará hospedado;
- Distribuir as folhas-rascunho para a
produção da última reescrita antes da produção final do texto autobiográfico;
- Recolher as reescritas;
Recursos
necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
-
Folhas de papel pautado, lápis ou caneta;
|
Plano
10: Encontros 18 e 19
Etapa
IV
|
·
Data:
Tempo:
100
minutos
Objetivo:
Produzir versão final da autobiografia.
Procedimentos
metodológicos:
-
Distribuir poema e bombom Serenata do Amor;
- Refletir sobre o poema a partir de
imagens que fizessem referência às memórias dos alunos sobre: companhia, amor,
amigos,infância, família etc;
- Distribuir os lápis, caneta, borracha e
cadernos onde as produções finais serão registradas.
Recursos
necessários:
- Datashow
- Vídeo em Libras do Poema “Amor em Paz” –
Vinícius de Morais
- Cópias do Poema “Amor em Paz” – Vinícius
de Morais
- Bombons Serena do Amor
- Caderno de registro para os alunos,
lápis, caneta, borracha.
|
Plano
11: Encontro 20
Culminância
|
·
Data:
Tempo:
50
minutos
Objetivo:
Agradecer o trabalho realizado e entregar aos
alunos os DVDs com as gravações do Glossário e Caderno de Registro com a produção
final.
Procedimentos:
- Abertura com
agradecimento e devolução dos cadernos;
- Apresentação,
em slides, de imagens dos alunos surdos e ouvintes sinalizando palavras e
frases;
-Apresentação de
material didático de apoio para professores disponível no nosso blog;
-Entrega de lembranças para a professora regente,
intérprete da turma, professora da sala de recursos multifuncionais,
vice-diretora do vespertino, funcionária surda e diretora.
Recursos
necessários:
- Datashow
- Vídeo em Libras do Poema “Amor em Paz” –
Vinícius de Morais
- Cópias do Poema “Amor em Paz” – Vinícius
de Morais
- Bombons Serena do Amor
- Caderno de registro para os alunos.
- DVDs
-Lembranças
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário