sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Planos de aulas e material para trabalhar gênero textual autobiografia

Logo abaixo, você vai ter acesso aos meus roteiros de aula, os quais usei na minha Sequência Didática, como parte da minha pesquisa de mestrado. Espero que seja útil para você também. É uma SD que tem como objetivo principal desenvolver a escrita de alunos surdos e ouvintes a partir de um trabalho com o gênero textual autobiografia. Também deixo à disposição seis roteiros que usei durante o Atendimento Educacional Especializado e alguns materiais que fizeram parte da minha sequência. Mas, atenção, tudo foi criado a partir das minhas demandas, da realidade que encontrei na sala de aula. Você vai adaptar esse material de acordo com as suas necessidades. Bom trabalho e lembremos de que todo trabalho com SD tem início com uma atividade inicial. Eu usei esta que segue:


Atividade Diagnóstica: Produção de Autobiografia


            Produza um texto sobre você mesmo. Você é a personagem principal, mas inclua também as pessoas que fazem parte da sua história de vida (seus pais, irmãos, avós, tios, primos, amigos).

            Conte os acontecimentos que marcaram sua vida, as experiências boas e ruins, as aprendizagens. Não esqueça de deixar claro quando e onde essas coisas aconteceram. Fique à vontade para explicar em como foram ou são as experiências que você descreve e as circunstâncias, os motivos, as razões, enfim, tudo que envolve a história de uma pessoa tão importante como você.



- Planejamento dos encontros no Atendimento Educacional Especializado

Plano 1: Encontros 1 e 2
Sala de Recursos Multifuncionais
Turno Matutino
Datas: 
Tempo: 100 minutos
Conteúdo: Léxico sobre infância e família
Objetivos:

·         Elaborar uma tabela com termos relacionados à infância do aluno em Língua Portuguesa, a qual será consultada na reescrita do texto autobiográfico feito em classe;
·   Oportunizar a reescrita do texto autobiográfico feita na sala de aula comum.

Procedimentos metodológicos:

· Desenvolver toda a atividade de forma coletiva direcionando os alunos com surdez para o trabalho colaborativo;
·  Apresentar a proposta de estudo em seis encontros na Sala de Recursos Multifuncionais, explicitando que não cabe ao professor da sala comum esse tipo de trabalho;
· Desenhar tabela na lousa com a temática Infância e Família a fim de ser preenchida com vocabulário em LP;
· Relacionar as palavras (nomes) apresentadas com ações e sentimentos relacionados.

Recursos necessários:

·         Quadro branco;
·         Piloto para quadro branco;
·         Modelo da tabela temática;
·         Caderno de registros para a escrita.

Avaliação:

O nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação do nosso encontro, bem como a própria reescrita. A exposição sinalizada do aluno servirá de embasamento para avaliar o grau de entendimento acerca do assunto.

MODELO DA TABELA A SER REGISTRADO NO QUADRO BRANCO

Infância e família
Infância
Família
Escola
Pessoas
Sentimentos
Ações































Plano 2: Encontros 3 e 4
Sala de Recursos Multifuncionais
Turno Matutino
Data: 
Tempo: 100 minutos
Conteúdo: Léxico sobre adolescência; Apresentação de Verbos no Pretérito Perfeito e as Pessoas do Verbo.
.
Objetivos:

·  Elaborar uma tabela com termos relacionados à adolescência do aluno em Língua Portuguesa, visando às escritas na sala comum;
·  A partir das ações relacionadas na tabela, apresentar alguns verbos no pretérito perfeito, estabelecendo um paralelo com seu uso na língua de sinais. 
·  Oportunizar o preenchimento do “Questionário do Aluno” iniciado na sala de aula.

Procedimentos metodológicos:

· Desenvolver toda a atividade de forma coletiva direcionando os alunos com surdez para o trabalho colaborativo;
·  Desenhar tabela na lousa com a temática Adolescência a fim de ser preenchida com vocabulário em LP.
· Relacionar as palavras (nomes) apresentadas com ações e sentimentos relacionados;
·   Explicar a relação entre AÇÃO e VERBOS em LP.
·   Propor a produção de um diálogo sinalizado entre os alunos acerca  do final de semana anterior. Destacar as AÇÕES/VERBOS no pretérito, anotando na lousa  esses verbos, e apresentar as terminações comuns umas às outras (as terminações de pessoa e tempo);
· Rever as pessoas do verbo.

Recursos necessários:

·  Quadro branco;
·  Piloto para quadro branco;
·  Modelo da tabela temática;
      
            
Avaliação:

O nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação do nosso encontro, bem como o diálogo elaborado e sua exposição sinalizada acerca do assunto.


MODELO DA TABELA A SER REGISTRADO NO QUADRO BRANCO

Minha adolescência
Adolescência
Família
Escola
Pessoas
Sentimentos
Ações




























Plano 3: Encontros 5 e 6
Sala de Recursos Multifuncionais
Turno Matutino
Data:
Tempo: 120 minutos
Conteúdo: Tipos de frase; Produção escrita de uma autobiografia.
.
Objetivos:

· Apresentar tipos de frase em LIBRAS e LP, a fim de compreendermos o uso dos pontos final, vírgula, exclamação e interrogação, bem como a posição do Sujeito nas frases em LP.
·  Produzir um texto autobiográfico.

Procedimentos metodológicos:

·         Pedir que os alunos criem uma situação relacionada a cinco palavras que estarão registradas na lousa: passado, antigamente, beijo, namoro, amor. Pedir que no diálogo, façam perguntas.
·         Com a ajuda da professora do AEE, relacionar possíveis frases interrogativas, exclamativas, afirmativas e negativas que tenham sido citadas no diálogo.
·         Usar essas frases para diferenciar os tipos de frases e compará-las: QUANDO SINALIZADAS (expressões corpo e face) X QUANDO ORALIZADAS (entonação da voz) X QUANDO ESCRITAS (sinais de pontuação), a fim de apresentar os recursos linguísticos usados pelo sujeito em cada situação;
·         Expor, a partir das frases anotadas, a diferença entre a ordem usada em LIBRAS e em LP, enfatizando a necessidade de, na escrita, buscar o uso da ordem direta.
·         Elaborar a produção final da autobiografia.

Recursos necessários:

·         Quadro branco;
·         Piloto para quadro branco;
·         Caderno de registro para a produção final da autobiografia.

Avaliação:

O nível de participação dos alunos é ponto de referência para medir a avaliação do nosso encontro, bem como o diálogo elaborado e sua exposição sinalizada acerca do assunto. A produção final será comparada à produção final feita na sala de aula comum, a fim de observar as diferenças existentes entre ela e suas possíveis causas.





Planejamentos da sequência didática


Plano 1: Encontro 1
Data: 
Tempo: 50 minutos
Objetivos: Apresentar a proposta de intervenção e sensibilizar os alunos para a sua participação nas atividades.

Procedimentos metodológicos:

- Nesse primeiro encontro, convidar a turma a se levantar, de forma individualmente, ir ao centro da sala onde uma caixa estará em cima de uma cadeira, dizer seu nome, abrir a caixa e falar um pouco sobre a foto da personalidade que se encontra colada no fundo da caixa. Na verdade, não se trata de uma foto, mas um espelho. O objetivo é motivar o sujeito a falar de si, lembrar de qualidades e defeitos seus, falar de seus gostos, alegrias, ansiedades, medos e o que mais desejar.
·         - Ao término da dinâmica, a professora perguntará o nome da personalidade da caixa e todos chegarão ao seu próprio nome.
·         Em seguida, a professora faz levantamento, de forma oral e sinalizada, de nomes de personalidades que os alunos gostariam de conhecer. Em seguida, listar na lousa e eleger 4 para serem apresentadas na aula seguinte pela professora, que, antes de se despedir, anunciar tarefas para a próxima aula.

Recursos necessários:

-Materiais necessários:
-Uma caixa com espelho colado no fundo.

Tarefa para a próxima aula:

- Conversar com seus familiares sobre a origem de seus nomes, o por quê da escolha, quem escolheu e se eles gostam.
·         - Escolher nomes de personalidades para trabalho sobre biografia x autobiografia.




Plano 2: Encontros 2 e 3
Etapa II
Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Conhecer as características do gênero textual autobiografia e apresentar as características de um texto narrativo.

Procedimentos metodológicos:
           - A professora apresenta os objetos e fotos trazidos pelos alunos representando a infância, o lugar onde nasceram, o que gostavam de fazer, com que mais brincavam.
           - Em seguida, os sujeitos participantes são convidados a contarem um pouco sobre o que se lembram desse período de suas vidas.
       - Dividir a turma em duplas. Como só contamos com uma intérprete, somente uma dupla ou, máximo duas, poderá ser formada por um ouvinte que não domina libras e um surdo. Os demais, deverão se organizar entre seus pares. Cada um terá a oportunidade de contar ao colega o que descobriu acerca da origem de seus nomes; quem escolheu; o que significa; por que foi escolhido; se pudesse trocar de nome, se trocaria etc
    - Aula expositiva sobre uma apresentação geral do Gênero Autobiografia:
    1.o que é o gênero;
    2. quem narra;
    3. tipo do texto;
    4. os pronomes em primeira pessoa;
  5. o tempo verbal que predomina; e a importância dos registros dos principais acontecimentos do autor ou autora nesse tipo de texto.

·         Segundo Momento:

- Apresentação das fotos das quatro personalidades escolhidas no encontro anterior, a cantora Pity, o cantor Igor Canário, o cantor Bob Marley e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

- Dividir a sala em grupos (desta vez, orientar que se agrupem a partir da afinidade com a personalidade) e pedir que observem as imagens dessas pessoas e criem, livremente, um texto oral ou sinalizada sobre a vida dessas pessoas. Eles devem se basear no que já tenham ouvido falar ou assistido ou lido sobre cada uma delas. 

- Distribuir para cada grupo a lista abaixo com perguntas que servirão de roteiro para esta produção:


ROTEIRO PARA ATIVIDADE COM PERSONALIDADES FAMOSAS

·         Onde nasceu?
·         Como foi sua chegada (reação dos pais e familiares)?
·         Como era sua escola na infância?
·         Quais brinquedos mais gostava?
·         Com quais brincadeiras ocupou sua infância?
·         Como conheceu seu primeiro namorado ou namorada?
·         Fez universidade? Que curso? Se não, por que será?
·         Como começou sua carreira?
·         Por que escolheu essa carreira?
·         Qual acontecimento marcou sua vida?
·         Quais seus principais sonhos?
            
         - Distribuir a tabela abaixo com a estrutura do texto autobiográfico:

Estrutura do texto autobiográfico

Contexto de produção
A história tem como protagonista o próprio autor;

Estão presentes os principais episódios da vida do autor, de forma cronológica, com ênfase a determinados períodos ou acontecimentos;
Plano discursivo
Trata-se de um texto com marcas de implicação, ou seja, o autor se mostra no texto.

O tipo de discurso predominante é o relato, pois discorre sobre fatos reais expostos ao leitor. São textos do tipo narrativos.

Quanto a estrutura geral do texto:
podem organizar-se como um texto longo (livros que relatam minuciosamente a história/tragetória
do autor) ou textos curtos (é o caso de textos autobiográficos
que circulam na Internet, ou textos em que o autor quer apenas
mostrar passagens de sua vida de forma mais objetiva).

·         Recursos necessários:
- Objetos e fotos que lembrem a infância dos alunos;- Estrutura do texto autobiográfico;
- Fotos das personalidades;- Roteiro de perguntas para atividade com personalidades famosas.





Plano 3: Encontros 4 e 5
Etapa II
Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Reconhecer diferenças e semelhanças quanto às características do gênero textual autobiografia e biografia. Revisar pessoas verbais (1ª e 3ª do singular e plural)

Procedimentos metodológicos:

·         - Dividir a turma com os mesmos grupos da aula anterior para dar continuidade à produção do texto sobre as personalidades famosas;
·         - Apresentação oral e sinalizada dos textos;
·      - Pontuar na lousa as pessoas do verbo usadas e verbos usados para assinalar tempo predominante;
·       - Solicitar a um aluno que conte algum episódio ocorrido na vida dele naquela manhã;
·         - Definir Narrador Personagem e Narrador Observador a partir das histórias contadas e dos textos escritos;
·   -Identificar diferenças e semelhanças entre textos biográficos e autobiográficos;
·       - Ao término da exposição, orientar a buscarem junto aos seus familiares informações acerca de sua infância  para a produção da primeira escrita. As informações podem ser registradas em papel ou celular (áudio ou vídeo).

- Distribuir seguinte roteiro de perguntas para os familiares:

1. Onde e quando nasci ?
2. Como foi a reação de meus pais e parentes próximos quando cheguei ao mundo?
3. Algum fato marcou a nossa família no período em que eu era muito pequeno?
4. Quais eram meus brinquedos preferidos ?
5. Com quem eu mais gostava de brincar ?
6. Qual era nossa companhia preferida ?
7. O que nos fazia mais felizes ?
8. Para os alunos com surdez: quando a família soube que eu era surdo ?
9. Como foi a reação da família?
10. Com quantos anos fui levada pra escola ?
11. O que as pessoas comentavam ?
12. Tem mais alguém na minha família com surdez?
13. Todos sabem libras em minha casa?e o que isso significa para mim? (para surdos)
14. De que sinto falta do período em que eu era pequenininho ou pequenininha?
       
·         Recursos necessários:
- Datashow
- Textos produzidos pelos alunos sobre personalidades
- Imagens das personalidades






Plano 4: Encontros 6 e 7
Etapa III
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Discutir acerca do tema “Família e Infância” para subsidiar primeira escrita sobre si; Estudar o protagonismo do narrador-personagem em textos autobiográficos; Dar continuidade à apresentação de características do texto autobiográfico: presença dos principais episódios da vida do autor, em forma cronológica, com ênfase a determinados períodos ou acontecimentos, bem como o fato de se tratar de um texto com marcas de implicação.

Procedimentos metodológicos:

     - Distribuir a letra da canção de Renato Russo, Pais e Filhos: 

Letra da música Pais e Filhos (Legião Urbana)


Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito

Refrão
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que o céu é azul
Me explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim


Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais
 

Refrão
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer

Disponível em < http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/pais-e-filhos.html#ixzz3tlb00G> Acesso em 12 de abril de 2016.
          
        -Acompanhar a canção por meio de áudio e de vídeo em sinais:


       - Relacionar a letra da canção ao tema Infância – Família e Adolescência;
    
     - Oportunizar aos alunos que contem à turma sobre as informações coletadas sobre si junto aos seus familiares;
         
     - Orientar os alunos para sua primeira escrita sobre si. Distribuir folhas pautadas e informar que façam “A primeira escrita onde o autor também seria narrador-personagem, contando acontecimentos da sua infância em família e na escola. Usar pronomes pessoais e possessivos em primeira pessoa e verbos no pretérito.”

·         -Recolher as produções para correção;
·         - Aula expositiva sobre : presença dos principais episódios da via do autor em uma narrativa; distribuição dos fatos de forma cronológica, com ênfase a determinados períodos ou acontecimentos; texto com marcas de implicação, ou seja, onde o autor se mostra por meio do relato.

·         Recursos necessários:

- Datashow
- Letra da canção de Renato Russo, Pais e Filhos
- Vídeo em Libras da canção de Renato Russo, Pais e Filhos: https://www.youtube.com/watch?v=l8McQ0x_Y3U
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.


Plano 5: Encontros 8 e 9
Etapa III
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Discutir com os alunos as primeiras escritas a partir dos critérios orientados e realizar a reescrita desse texto; Exibição e discussão do filme Sou Surda e não sabia.

Procedimentos metodológicos:

·         - Devolver as primeiras escritas com bilhetes norteando as reescritas;
·         - Exibir o filme Sou Surda e não sabia. 


·        
       - Distribuir roteiro de perguntas para acompanhar o filme:

ROTEIRO PARA ACOMPANHAR O FILME:

1. O que mais lhe chamou a atenção no filme? Por quê?
2. Como os pais de Sandrine reagiram quando souberam que ela era surda?
3. E antes dessa descoberta, como era a convivência entre eles? O que mudou?
4. Como era o dia a dia de Sandrine na escola? Como os professores trabalhavam o fato de Sandrine não escutar?
5. Como você analisa a chegada de Sandrine a uma escola onde existiam outras crianças surdas?
6. Como você acha que Sandrine passou a se enxergar quando se descobriu surda?
7. Como você acha que Sandrine melhor aprendia, com o oralismo ou com o uso da Língua de Sinais? Por quê?
8. Você, surdo ou ouvinte, de alguma forma se identificou com Sandrine? Por quê?
         
·         - Discutir as dificuldades enfrentadas pela protagonista em sua infância e superação e relacionar tais fatos a acontecimentos da vida de cada um; perceber a narrativa em primeira pessoa e como a narradora se mostrou na narrativa (emoções, sentimentos, reações);
·         - Realizar a primeira reescrita.

·         Recursos necessários:
- Datashow
- Pendrive com o filme Sou Surda e não sabia (o filme também está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PymXMyz3nSk
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.



Plano 6: Encontros 10 e 11
Etapa III
    Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Concluir a reescrita; Apresentar duas outras características do gênero autobiográfico: expressões de tempo (perspectiva retrospectiva) e espaço onde os fatos ocorreram.

Procedimentos metodológicos:
      - Devolver as primeiras reescritas para sua conclusão;
      - Dividir a turma em grupos (mesclar surdos e ouvintes);
     - Distribuir a cópia de um fragmento da autobiografia de Rubem Alves, intitulada Brinquedoteca:


Texto: Brinquedoteca - Rubem Alves

"Vocês, crianças que leem as minhas estórias, freqüentemente ficam curiosas sobre a minha vida. Eu conto. Eu nasci, faz muito tempo, no dia 15 de setembro de 1933, numa cidade do sul de Minas, Boa Esperança (procurem no mapa). Façam as contas para saber quantos anos tenho agora. Meu pai foi muito rico, perdeu tudo, ficamos pobres, morei numa fazenda velha.

Não tinha nem água, nem luz e nem privada dentro de casa. A água, a gente tinha de pegar na mina. A luz era de lamparina a querosene. A privada era uma casinha fora da casa. Casinha do lado de fora. Não precisava de brinquedos. Havia os cavalos, as vacas, as galinhas, os riachinhos, as pescarias. E eu gostava de ficar vendo o monjolo. Depois mudei para cidades: Lambari, Três Corações, Varginha.

Me divertia fazendo meus brinquedos. Brinquedo que a gente compra pronto não tem graça. Enjoa logo. Quantos brinquedos há no seu armário, esquecidos? Fazer o brinquedo é parte da brincadeira. Foi fazendo brinquedos que aprendi a usar as ferramentas, martelo, serrote, alicate. Gostava de andar de carrinho de rolemã.

Brincava de soltar papagaio, bolinhas de gude, pião. Fiz um sinuquinha. Como a gente era pobre nunca tive velocípede ou bicicleta. Ainda hoje não sei andar de bicicleta. Depois nos mudamos para o Rio de Janeiro onde sofri muito. Os meninos cariocas caçoavam de mim por causa do meu sotaque de mineiro da roça.

    Adoro escrever. Especialmente estórias para crianças. Já escrevi mais de trinta. Todas com ilustrações. Meus dois últimos livros para crianças são O gato que gostava de cenouras e A história dos três porquinhos ( A estória que normalmente se conta não é a verdadeira. Eu escrevi a verdadeira...) . Para mim cada livro é um brinquedo.

Coisas que me dão alegria: ouvir música, ler, conversar com os amigos, andar nas matas, olhar a natureza, tomar banho de cachoeira, brincar com as minhas netas, armar quebra-cabeças, empinar pipas, cachorros. Fazer os próprios brinquedos e armar-quebra - cabeças ajuda a desenvolver a inteligência. Cuidado com os brinquedos comprado prontos: eles podem emburrecer!"


·         -Identificar no texto escrito características estudadas até aquele encontro do gênero autobiografia: autor-narrador-personagem, uso da primeira pessoa, principais episódios em forma cronológica e também pontuar expressões que situem o leitor quanto a lugares e épocas em que ocorreram tais fatos narrados (exibir tais expressões nas frases do texto por meio de slides);

- Solicitar aos alunos que façam anotações por meio de frases acerca de amigos e primeira “paixão”. Lembrar-se de episódios reais, fatos, acontecimentos tristes e alegres que se relacionassem ao tema, a fim de produzirem sua última escrita antes da produção final.
·          
·         Recursos necessários:
- Datashow
- Cópia de um fragmento da autobiografia de Rubem Alves, intitulada Brinquedoteca (Disponível em  http://benite.typepad.com/blog/2008/04/brinquedoteca-rubem-alves.htm);
- Lousa e piloto para lousa branca;
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.


Plano 7: Encontros 12 e 13
Etapa III
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Reconhecer e demonstrar a construção de Frases e seus tipos em Língua de Sinais e relacioná-los com a Língua Portuguesa; Identificar sujeitos e predicados nas orações que compõem textos escritos e sinalizados. Realizar última escrita antes da produção final.

Procedimentos metodológicos:

- Aula expositiva sobre tipos de frases (LIBRAS X LÍNGUA PORTUGUESA);

-Exibir vídeo em Libras – legendado em Língua Portuguesa – sobre tipos de frases:


- Apresentar, por meio de slides, como se dá a organização frasal em LIBRAS  e em Língua Portuguesa;
-Realizar um jogo de formação de frases.

 Recursos necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
-Folhas com palavras (diversas classes gramaticais escritas);
- Viídeo em LIBRAS sobre tipos de frases: <https://www.youtube.com/watch?v=HRoXMPMmUsU>
- Folhas de papel pautado, lápis ou caneta.

Plano 8: Encontros 14 e 15
Etapa III
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Produzir segunda e última escrita antes da produção final; Conhecer a proposta do Glossário Digital em Libras sobre o Gênero Textual Autobiografia; Fazer levantamento de Palavras a serem usadas para a gravação do Glossário.

Procedimentos metodológicos:

- Distribuir as folhas-rascunho para a produção da última escrita antes da produção final do texto autobiográfico;

- Recolher as escritas;

- Apresentar no datashow a proposta do Glossário Digital em Libras;

- Dividir a turma em grupos para levantamento de palavras e produção de frases para glossário.

 Recursos necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
 - Folhas de papel pautado, lápis ou caneta;
- Tabela sobre a estrutura do texto autobiográfico.

Plano 9: Encontros 16 e 17
Etapa IV
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivos: Apresentar em slides o blog no qual o glossário ficará hospedado; Refletir acerca do uso da vírgula a partir dos “erros” e “acertos” identificados na última escrita que antecedeu a produção final. Realizar a última reescrita.

Procedimentos metodológicos:
- Apresentar em slides o blog no qual o glossário ficará hospedado;
- Distribuir as folhas-rascunho para a produção da última reescrita antes da produção final do texto autobiográfico;
- Recolher as reescritas;

 Recursos necessários:
- Datashow
- Lousa e piloto para lousa branca;
 - Folhas de papel pautado, lápis ou caneta;

Plano 10: Encontros 18 e 19
Etapa IV
·         Data: 
Tempo: 100 minutos
Objetivo: Produzir versão final da autobiografia.

Procedimentos metodológicos:

 - Distribuir poema e bombom Serenata do Amor;
- Exibir Poema em vídeo “Amor em Paz” - LIBRAS -



- Refletir sobre o poema a partir de imagens que fizessem referência às memórias dos alunos sobre: companhia, amor, amigos,infância, família etc;

- Distribuir os lápis, caneta, borracha e cadernos onde as produções finais serão registradas.

 Recursos necessários:
- Datashow
- Vídeo em Libras do Poema “Amor em Paz” – Vinícius de Morais
- Cópias do Poema “Amor em Paz” – Vinícius de Morais
- Bombons Serena do Amor
- Caderno de registro para os alunos, lápis, caneta, borracha.

Plano 11: Encontro 20
Culminância
·         Data: 
Tempo: 50 minutos
Objetivo: Agradecer o trabalho realizado e entregar aos alunos os DVDs com as gravações do Glossário e Caderno de Registro com a produção final.

Procedimentos:

- Abertura com agradecimento e devolução dos cadernos;
- Apresentação, em slides, de imagens dos alunos surdos e ouvintes sinalizando palavras e frases;
-Apresentação de material didático de apoio para professores disponível no nosso blog;
-Entrega de lembranças para a professora regente, intérprete da turma, professora da sala de recursos multifuncionais, vice-diretora do vespertino, funcionária surda e diretora.

 Recursos necessários:
- Datashow
- Vídeo em Libras do Poema “Amor em Paz” – Vinícius de Morais
- Cópias do Poema “Amor em Paz” – Vinícius de Morais
- Bombons Serena do Amor
- Caderno de registro para os alunos.
- DVDs
-Lembranças









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