Abaixo, vídeo em que faço meus agradecimentos interpretados por Cris.
Participaram desse projeto os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Municiapal Joselito Amorim. Somente divulgamos os nomes dos alunos pelo falo fato de os mesmos, bem como seus familiares, por meio de documento, terem consentido tal publicização. Além, consideramos mais que justa tal exposição e agradecimento, uma vez que fizeram um lindo trabalho, o qual marcará, com certeza, toda a vida deles. Segue a relação na ordem alfabética.
Adriele B. Lima (aluna ouvinte)
Carlos da S. L. Filho (aluno ouvinte)
Davi M. de O. e Oliveira (aluno ouvinte)
Elany A. M. Conceição (aluna ouvinte)
Emanoel S. dos Santos (aluno surdo)
Emerson Lima Almeida (aluno ouvinte)
Fabiano C. Sampaio (aluno surdo)
Fernanda de Jesus (aluna ouvinte)
Géssica D. dos Santos (aluna ouvinte)
Glória Patrícia O. Conceição (aluna surda)
Igor Silva de Almeida (aluno ouvinte)
Jefferson da S. Nunes (aluno surdo)
João Vitor L. Almeida (aluno ouvinte)
Jonata G. Muderno (aluno ouvinte)
Jussara de Oliveira (aluna ouvinte)
Laíse de J. Costa (aluna ouvinte)
Lorena dos S. Araújo (aluna surda)
Lucas P. dos Santos (aluno ouvinte)
Matheus Souza dos Santos (aluno ouvinte)
Naiara Nascimento Santos (aluna surda)
Os alunos surdos, relacionados abaixo, foram convidados por nós
para participarem da gravação do glossário e das frases em Libras, mas não
participaram da Sequência Didática. Como informado na nossa dissertação, eles
chegaram a participar da primeira atividade escrita, mas foram transferidos
para a turma do 7° ano C após chegada de novos intérpretes.
Alisson de J. Silva
Marcos Fabrício dos S. Alves
Mesaque de J. Araújo
Reinaldo dos S. da Silva
Além de agradecer aos alunos participantes,
também expressamos nossa gratidão a toda a escola, nas pessoas da Diretora
Geral, Marta da Graça Lima, pela confiança; da vice-diretora do vespertino,
pela confiança, dedicação, disponibilidade e por ter sido verdadeira ponte
entre mim e o Joselito; da vice-diretora do matutino, Liranne Lins Braga
Santiago, que primeiro me recebeu e ofertou as turmas disponíveis para o
desenvolvimento do nosso projeto. Meus sinceros agradecimentos à Rejane
Figueiredo Lima de Jesus, funcionária surda concursada, responsável pela
ornamentação da escola, por ter gravado depoimento sobre sua trajetório
estudantil e profissional; Muito obrigada à professora do Atendimento
Educacional Especializado, Gilvanda Meiry Pires da Silva Costa, por também
acreditar na nossa proposta e muuuuuito nos ajudar junto aos surdos durante
nosso trabalho junto a estes realizado de forma paralela na sala de recursos
multifuncionais; à Cristiane Barbosa da Silva, a intérprete Cris, sem a qual
não teria sido possível a concretização do Glossário e das Frases em Libras.
Minha eterna gratidão pela paciência e profissionalismo, Cris. Meu
agradecimento mais que especial à professora regente, Thiara Cruz, que abriu as
portas da sala e do coração para uma proposta em que a inclusão realmente
intenta respeitar individualidades, diferenças.
Obrigada
a Tauan Oliveira, responsável pela gravação e edição dos mais de 150 vídeos e
reprodução dos DVDs que chegaram às mãos dos participantes.
Minha gratidão também a Roberto, da Nordeste Lavanderia, pela
doação de 200 reais que muuuito me ajudou.
Gratidão à Cristiane Melo, minha parceira no Portal Viver Mais, que cedeu espaço para a publicização das marcas que se propunham a colaborar com o projeto.
Gratidão à Cristiane Melo, minha parceira no Portal Viver Mais, que cedeu espaço para a publicização das marcas que se propunham a colaborar com o projeto.
Obrigada
a Alfreda Xavier, Sheila Lima e a Conceição Lago, à época do meu afastamento da
sala de aula, gestoras do Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde estou
professora, bem como a todos os colegas que torcem por nosso sucesso e
reconhecem a importância da formação continuada.
Um
obrigada muito especial à professora Valquíria Borba, minha orientadora. Foram
tantos os ensinamentos, os caminhos sinalizados. Obrigada por me compreender
nos silêncios e nas distâncias. Obrigada por me enxergar não apenas como
mestranda, mas como mulher e mãe que sou. Obrigada, obrigada e obrigada por
sempre acreditar que eu podia!
Aos
professores Marcos Bispo e Lucas Santos, pelas preciosas indicações e
observações feitas ao nosso trabalho. A você, Marcos, minha sincera gratidão
também pelo apoio que me deu tanto na gestação quanto nos dias que sucederam a
minha licença maternidade. O mesmo falo à professora Rosemere da Silva,
professora Patrícia Andrade, professores Paulo Guerreiro e João Evangelista
Neto. Aos demais professores que me ajudaram nesse processo acadêmico que aqui
resulta, professores Adelino e Monalisa, meu agradecimento. Obrigada a você
também, professor Robério Barreto, pelos ensinamos fora da sala de aula.
Conversar com o senhor era sempre um aprendizado. A Cássia e a Juciara, pela
atenção com que sempre nos atenderam na Secretaria do Profletras, e a todos os
demais funcionários do campus V, da Uneb, em Santo Antonio de Jesus.
A
cada colega de turma do Profletras, cada um em especial. Obrigada pela ajuda,
pelas risadas, pelo carinho. A você, Elvira, gratidão sempre pela amizade e
companheirismo. A você, Tati, pela força que meu deu com a Plataforma; a você,
Betty, gratidão sempre por ter sido ponte entre mim e os professores durante a
licença maternidade. A Adriana Melo, que sempre ficará na nossa memória e
coração, por tanta presteza e atenção com que nos ofertava seus saberes.
Por todo o processo, agradeço....
Às minhas filhas, Maria
Clara, Maria Eduarda e Maria Alice. Não foi fácil abdicar da companhia de vocês
em muitos momentos, assim também como não foi fácil me multiplicar para
continuar dando conta de tarefas escolares e semanas de avaliação. Como foi
difícil quase ter que desistir ou adiar o curso ao descobrir uma gravidez de
risco. Mais difícil ainda me dividir entre horas e horas de escrita e horas e
horas de amamentação. Nos últimos meses, me afastar durante o dia tantas horas
de meu bebê não foi fácil. Porém, a busca pelo conhecimento é algo que nos faz
pessoas melhores e é isso quero ser para vocês três: uma pessoa cada vez melhor
no sentido mais humanizado possível. Obrigada a vocês que, parafraseando a minha
cunhada Fabihana Mendes, são um pedaço do meu coração que vive aqui fora.
A
meus irmãos, Fábio Matos, pelas orações à distância, e a Patrícia Matos, minha
gratidão pela atenção dada às minhas filhas nos meus momentos de ausência; pelo
carinho com que sempre cuidou delas, de sua disciplina, de seus estudos.
Obrigada, Tita, por ser essa referência de mulher e pesquisadora para Clara,
Duda e agora também Alice.
Aos
meus pais, Arnaldo e Guiomar. Para estes, meu maior reconhecimento. Jamais
esquecerei das vezes em que precisamos, juntos, nós quatro (eu, Alice e vocês),
passarmos o dia inteiro na UNEB, em Santo Antonio, nas aulas que ainda tive que assistir depois
de “parida”. Jamais esquecerei a disponibilidade de papai em buscar e trazer
para casa minhas filhas para eu poder estudar e produzir. Jamais esquecerei. E
a minha mãe, Guiomar. A você um texto do tamanho dessa dissertação ainda não
seria suficiente para listar os motivos de tanta gratidão. Creio que a pessoa
mais sacrificada nesse processo todo foi a senhora, que abdicou de suas
andanças, de academia, muitas vezes, de seus domingos tantas outras, para tomar
contar, cuidar mesmo, das netas. A você, mainha, meu muito obrigada. Graças à
senhora, essa dissertação foi possível nascer. Jamais esquecerei disso!
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