Este espaço se destina à publicização do glossário digital em LIBRAS, produzido por alunos e alunas surdas e ouvintes do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim. O glossário digital sinalizado com 80 palavras e ou expressões relacionadas ao tema desenvolvido em nosso estudo, o gênero textual autobiografia, também conta com exemplos em frases de cada palavra e ou expressão, gravadas em vídeo e é um dos resultados da nossa dissertação do Mestrado Profissional em Letras "O desenvolvimento da escrita de sujeitos surdos e ouvintes no contexto da Educação Inclusiva: uma proposta pedagógica a partir do gênero textual autobiografia".
Todo material foi registrado em um DVD e resultou de uma das demandas identificadas com a realização do nosso estudo naquela escola, no que concerne à educação de surdos, ou seja, muitos contam com um vocabulário muito restrito em Língua Portuguesa, dificultando, ainda mais, que consigam desenvolver textos escritos. Além disso, pudemos proporcionar o que acreditamos que seja um dos pontos da verdadeira educação inclusiva, ou seja, não apenas os surdos aprendendo Língua Portuguesa, como também ouvintes aprendendo a língua de sinais, já que o material para o glossário foi gravado por alunos e alunas ouvintes, que ficaram responsáveis pelas palavras e ou expressões sinalizadas (aprenderam para realizar o trabalho, pois não fazem uso da LIBRAS, mesmo convivendo com colegas surdos) e as frases ficaram a cargo dos alunos com surdez.
Este blog é para você, surdo ou surda e ouvintes, que desejam conhecer, em Libras e em Português, como sinalizar e/ou escrever algumas palavras ou expressões que sempre estão presentes em autobiografias, bem como o próprio conteúdo. Além disso, você professor e professora de classes inclusivas, e também que trabalham com Atendimento Educacional Especializado, poderão consultar uma série de atividades que selecionamos e ou adaptamos para você trabalhar a Língua Portuguesa em contextos de inclusão ou especial. Sejam tod@s bem vind@s a esse espaço de aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário